top of page
Foto do escritorCamila de Aguiar

3 livros sobre Marca Pessoal para mergulhar na estratégia de Branding


Se você está interessado em conhecer o Branding Pessoal, mas não sabe por onde começar, este post é para você.


A seguir, separei 3 livros sobre Marca Pessoal para você mergulhar de cabeça na estratégia de Branding. Alguns livros abordam o conteúdo de forma direta, como o “Encontre sua Marca”. Outros, trazem temas relevantes para a construção da sua Marca Pessoal, como “Comece pelo porquê” e “Obrigado pelo feedback”.


O fato é que todos ajudarão você nesta jornada, seja você leigo no assunto ou um expert em Branding. Boa leitura!


Livros sobre Marca Pessoal



Este certamente é o livro mais completo sobre Branding Pessoal já publicado em português. Ele reúne artigos de 34 especialistas em Branding com foco em potencializar carreiras e negócios.


Publicado em 2021, “Encontre sua Marca” traz uma perspectiva superatual sobre estratégias de Branding. Além disso, aborda tanto uma perspectiva prática, para você já sair aplicando, quanto teórica. Assim, ele pode ser considerado uma “bíblia” do Branding Pessoal em português.


O livro está dividido em oito pilares. São eles: Personal Branding, Autoconhecimento, Estratégia e Posicionamento, Identidade, Comunicação, Imagem Pessoal, Reputação e Visibilidade.


Tive a oportunidade de fazer parte do time de autores, publicando um artigo sobre Branding Pessoal aplicado a empresas. Com base em diversas pesquisas, apresento a importância de investir na Marca Pessoal do colaborador. Com certeza é um livro incontornável para todos que desejam construir ou potencializar sua Marca!


2. Comece pelo porquê, de Simon Sinek


Talvez você conheça Simon Sinek por conta do seu vídeo sobre o copo de isopor. Ou, ainda, por conta de um TEDx chamado “comece pelo porquê”. Este é o nome do livro mais famoso de Sinek. Apesar de publicado em 2009, ele ainda se mantém relevante e atual.


Isso porque Simon fala sobre propósito. “Comece pelo porquê” destrincha a comunicação de grandes marcas, como a Apple, nos mostrando como elas alcançaram o status que têm hoje no mercado. A partir disso, desenvolve a teoria do “círculo dourado”. Este é um modelo de comunicação de marcas (sejam elas empresas ou pessoas) pensada de dentro para fora. Isto é: ao invés de focar em o quê você faz ou como, o ideal é focar no porquê.


O livro possui pouco mais de 250 páginas e pode ser lido de forma fragmentada, para você absorver bem os conceitos. Mas o mais interessante é que, a partir do círculo dourado, você já pode começar a construir (ou transformar) sua Marca Pessoal.


3. Obrigado pelo Feedback, de Douglas Stone e Sheila Heen


Quem participa de meus workshops sabe que um ponto fundamental em qualquer processo de Branding é o feedback. Para você entender como é visto, ou seja, como está sua Marca Pessoal atualmente, você precisa perguntar às pessoas. E quem deseja construir uma identidade de crescimento, também precisa estar aberto a receber críticas e sugestões.


Mas este é apenas o primeiro passo. O segundo, é saber como reagir. Em “Obrigado pelo Feedback”, os autores apresentam os entraves mais comuns quando recebemos feedbacks. E, o melhor: nos ensina a contorná-los.


É normal que as críticas ativem gatilhos mentais em nós. Você pode se sentir ofendido, triste ou incrédulo, por exemplo. Para cada reação negativa, os autores propõem uma alternativa que fará com que você seja capaz, nas palavras dos autores, de “dar sentido até mesmo a feedbacks inexatos e mal transmitidos”.


4. Leitura extra!


Além dos excelentes livros sobre Marca Pessoal mencionados acima, aqui no blog você pode ter acesso a uma série de materiais gratuitos sobre Branding. São eBooks e exercícios que ajudarão você a compreender melhor a estratégia, seus termos, além de dar os primeiros passos rumo à construção de uma Marca Pessoal sólida.


40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page