top of page
  • Foto do escritorCamila de Aguiar

Branding pessoal e coach de carreiras: qual a diferença?

Quem começa a se interessar pelo tema branding pessoal frequentemente confunde a área com aquela de coach de carreiras. Eu gosto de enfatizar que são duas ferramentas complementares, mas bem diferentes.


A primeira diferença consiste no fato de que uma pessoa não pode se beneficiar das duas ferramentas ao mesmo tempo. Cada uma tem uma função bem definida e deve ser usada em momentos diferentes.


Para elucidar, costumo fazer algumas perguntas para que a pessoa reflita se ela está em um momento profissional em que precisa de um coach de carreiras ou de um trabalho de gestão de marca pessoal.


1. Você já sabe o que você quer da sua vida?

2. Os seus objetivos financeiros e profissionais já são relativamente claros?

3. Você tem uma ideia nítida de como atingi-los?

4. Você já sabe o que NÃO quer para sua vida?


Se você respondeu essas quatro perguntas de maneira positiva, você está em um momento em que o branding pessoal pode te ajudar. Caso ainda não tenha essas definições claras, com dúvidas pesando mais do que certezas, é necessário passar por um processo com um coach de carreiras antes. O trabalho desse profissional poderá te ajudar nessas definições, além de auxiliar a traçar suas metas e estratégias.


Agora, para quem está em um momento de branding pessoal, que já tem essa linha profissional traçada, a gestão da marca entra como impulsionador para os seus objetivos. Então, podemos afirmar que essa é uma ferramenta que irá potencializar sua carreira e fazer com que você atinja seus objetivos mais rápido.


E como isso acontece? O branding pessoal é um processo que envolve uma tomada de consciência sobre suas principais habilidades e uma mudança de posicionamento, visando maior valorização por parte de seu público, sejam eles empregadores, stakeholders ou clientes. Ele poderá te ajudar a fazer com que as pessoas te compreendam melhor como profissional e que, então, passem a te valorizar ainda mais.


Além de lapidar sua imagem, o branding pessoal ajuda a evidenciar o seu talento e seu diferencial além de ajudar a transmitir com mais clareza os seus valores e propósito.


O Branding Pessoal não é sobre encontrar sua vocação, mas sim saber como mostrá-la da melhor forma possível. E nisso eu posso te ajudar. Se você tem interesse em potencializar a sua marca, entre em contato comigo pelo falecomigo@camiladeaguiar.com.br ou acesse www.camiladeaguiar.com.br.


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page