Um movimento que vem ganhando força no Branding é a presença do CEO nas redes sociais. Além dos colaboradores, o público em geral tem demonstrado interesse pela presença dessa figura nas redes.
O estudo global Edelman Trust Barometer (2020) concluiu que 90% dos brasileiros esperam que os CEOs se manifestem publicamente sobre transformações no trabalho, questões sociais e da comunidade, entre outros temas além das paredes do escritório.
O número reflete outro dado: as empresas são consideradas mais confiáveis do que ONGs, mídia, e até o Estado.
As empresas devem liderar mudanças além da cultura empresarial, como combater a desinformação e lidar com a emergência climática. O público espera uma atuação próxima e empática dos líderes, confiando nas empresas e buscando participar da transformação.
Alguns líderes podem encarar esse processo como uma medida de menor importância.
Mas a presença do CEO nas redes sociais fortalece a identidade da marca e aumenta sua autoridade.
Com uma comunicação pessoal, simples e integrada aos valores da empresa, o CEO se torna um ponto de contato com o público, aumentando sua atenção.
Diante dessa demanda crescente, dar um rosto ao líder da empresa representa um salto na relação com o cliente, e pode ser feito a partir de duas abordagens simples:
Compartilhando dados sobre o próprio negócio
Dividir curiosidades sobre a produção ou o processo de tomada de decisão impacta positivamente na comunicação transparente da empresa. Também cria mais possibilidades de engajamento com o público.
Compartilhando informações confiáveis sobre assuntos de interesse público
Como líder, o CEO se torna uma referência em assuntos que vão além da área de atuação da empresa. Usando uma linguagem acessível e apoiado em fontes oficiais, ele se insere em diferentes aspectos da vida de seus clientes.
Para acompanhar as transformações na tecnologia, é crucial fortalecer sua marca e aumentar sua percepção de valor.
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