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  • Foto do escritorCamila de Aguiar

O que o mercado de trabalho e sua carreira precisam no pós-crise?

Em um cenário de fragilidade econômica, empresas dos mais diferentes segmentos passam por dificuldades severas. Para superá-las no pós-crise, a empreitada de reestruturação será conjunta: líderes e colaboradores de todos os escalões serão convocados a se tornarem os alicerces que darão suporte à reorganização do mercado de trabalho.


Nesse contexto, os profissionais mais valiosos para o mercado de trabalho são aqueles que se mostram proativos e motivados para a retomada – o que está relacionado principalmente às competências interpessoais e comportamentais de cada colaborador.


O que o mercado de trabalho precisa

Para a retomada da economia, o mercado de trabalho conta com pessoas positivas e com vontade de colaborar. Um fator importante e que ganha ainda mais força atualmente é a ideia de criação e manutenção de ecossistemas, termo que faz referência às redes de interdependência e cooperação entre empresas e profissionais.


Mostrar-se disposto a buscar soluções fora da sua bolha e encontrar parceiros é primordial para fortalecer o mercado de trabalho. Cooperação e compartilhamento são palavras que fazem parte do vocabulário dessa nova era. São essenciais agora, durante a crise, e continuarão relevantes.


O que as empresas precisam

Dentro do mundo corporativo, a palavra de ordem será engajamento. Diversos estudos apontam que a performance das instituições – o que inclui tanto a lucratividade quanto a satisfação dos clientes – está diretamente relacionada ao engajamento dos colaboradores. O pós-crise pede justamente foco total à performance. Isso significa que as empresas precisam de colaboradores proativos e ativamente envolvidos com os objetivos da empresa.


Será preciso que os colaboradores tomem frente em um dos três grandes pilares que sustentam as empresas: clientes, fornecedores ou times internos. Entre os líderes, se destacarão aqueles que conseguirem servir de inspiração para todo o time, sendo responsáveis por manter a satisfação e a motivação do grupo.


O que sua carreira precisa

Para que seus esforços em relação ao mercado de trabalho e a sua empresa impulsionem também sua carreira, é preciso que os profissionais mantenham marcas pessoais fortes. Além de cultivarem na prática os valores que o contexto pede, os profissionais que estarão em evidência serão aqueles que pensam estrategicamente sobre como maximizar a percepção de valores e habilidades da sua marca pessoal. Isso significa aproveitar o momento para tornar-se conhecido (visível aos olhos de quem precisa notar você) e reconhecido pelos seus esforços.


No final das contas, o que o mercado, as empresas e a sua carreira precisam é de você. Independentemente do seu cargo, título ou formação, é a sua personalidade, habilidades e soft skills os atributos que melhor atendem às necessidades do momento.


Você está preparado?


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