top of page
  • Foto do escritorCamila de Aguiar

Percepção de valor: o que é e como impacta seu sucesso?

Seu nome e sobrenome são seus maiores patrimônios. Embora sejam valiosos para você, é possível que a forma como os demais os enxergue – ou seja, a percepção de valor sobre você – não seja a mesma. Afinal, o mundo só conhece aquilo que você mostra. E, quando você não tem estratégia, pode estar se posicionando de forma incoerente à imagem que deseja construir.


Um caso recente exemplifica bem o que é um posicionamento estratégico. Nesta Copa do Mundo, o atacante da seleção francesa Kylyan Mbappé deu um show de posicionamento dentro e fora de campo.


Mbappé e sua Marca Pessoal


O atacante da seleção francesa já ganhou três “Man of The Match”, prêmio dado ao melhor jogador de uma partida do Mundial. Mas o que chama a atenção é que, ao posar para fotos com o prêmio, ele escondeu o logo da Budweiser. A marca é um dos patrocinadores oficiais da Copa do Mundo 2022 e dá nome à premiação.


O ato não é desproposital. Essa é uma estratégia para preservar a Marca Pessoal do jogador. Mbappé não utiliza sua imagem para endossar marcas que promovem estilos de vida que não são saudáveis. Bebidas alcoólicas, redes de fast food e empresas de apostas esportivas são algumas das marcas boicotadas por ele.


O posicionamento, portanto, não é aleatório. A imagem de Mbappé é construída para reforçar que o jogador é um bom exemplo, especialmente para as crianças e adolescentes. Perceba que há coerência na atitude do jogador: uma ação tão simples foi capaz de comunicar com clareza a sua imagem. Afinal, uma Marca Pessoal forte está atenta nos detalhes.


Há quem acredite que um posicionamento pode fechar portas. Na realidade, vai abrir outras. São portas que fazem mais sentido com os objetivos da sua Marca Pessoal. Se você atira para todos os lados, não vai conseguir acertar seu alvo. E, pior, vai diminuir a sua percepção de valor.


A percepção de valor é construída a partir de diversos fatores. Entre eles, a coerência e a confiança. Ao usarmos Mbappé como exemplo, isso fica evidente. Não são todas as marcas que ele promove, somente as que fazem sentido para sua Marca Pessoal. Além disso, sua imagem é confiável a ponto de atestar para o público a responsabilidade de uma marca. Mbappé é uma referência, tanto por sua expertise como jogador, afinal é o artilheiro da Copa e lidera uma das seleções favoritas da competição, quanto por seu posicionamento pessoal.


Percepção de valor na prática


Você também pode aumentar a sua percepção de valor ao se posicionar de forma coerente e confiável. O primeiro passo é identificar qual imagem você deseja que os outros tenham de você. A partir disso, analisar se as suas ações contribuem ou depõem contra a construção dessa marca.


Se a ideia é ser reconhecido como um líder empático, o que você pode fazer para impulsionar essa imagem? Um exemplo, é realizar reuniões frequentes para entender a performance do time e quais as suas necessidades. Esse é um posicionamento coerente com o objetivo da Marca Pessoal. A coerência é uma parte do caminho para conquistar a confiança do público. Afinal, se alguém perceber que você fala algo, mas age completamente diferente, o resultado é desastroso.


Além disso, desenvolver autoridade em sua área de atuação também contribui para elevar a confiança do público. Qual expertise você aprimorou que o torna único? Descubra e mostre! Assim como Mbappé exibe suas habilidades com a bola em campo. Se você faz análises precisas de dados, por exemplo, sugira compartilhar seus conhecimentos com seus colegas de trabalho. É uma forma estratégica de demonstrar sua competência ao mesmo tempo que contribui coletivamente.


Essas são somente algumas das estratégias capazes de aumentar a percepção de valor de uma Marca Pessoal. E, como visto com o Mbappé, são os detalhes com foco em objetivos bem estabelecidos que podem resultar no sucesso ou fracasso do seu posicionamento.


Isoladas essas dicas funcionam. Mas saiba que há diversas variáveis que podem impactá-las. Se você quiser aprender a se posicionar e aumentar a percepção de valor sobre você, eu posso te ajudar! Clique aqui e conheça o Método Rebranding Camila de Aguiar.


11 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page