top of page
  • Foto do escritorCamila de Aguiar

Posicionamento de Marca Pessoal: como criar quando se tem muitos projetos?

Recentemente, realizei uma pesquisa para investigar os objetivos e as dificuldades do meu público ao criar suas estratégias de posicionamento de marca. Insights interessantes surgiram e um deles me chamou a atenção. Muita gente mencionou que possui vários projetos para desenvolver e que isso trouxe dificuldades ao construir sua Marca Pessoal. É preciso criar um posicionamento de marca para cada projeto? Ou é melhor desistir de alguns?


Para te ajudar a responder essas perguntas, vamos usar como exemplo o posicionamento de Marca Pessoal da Camila Coutinho, fundadora e CEO da GE Beauty, do blog Garotas Estúpidas e do GE Formando Líderes, além de influencer de moda.


Soft skills no posicionamento de marca


A sua Marca Pessoal é uma tradução das suas maiores habilidades e competências. É por essa razão que não é necessário criar uma marca para cada projeto. Afinal, se você se posicionar de forma diferente, vai passar a mensagem para o público de alguém incoerente, impedindo que ele confie em você.


Você pode seguir com todos os seus planos, sem precisar desistir de nenhum deles. Mas é importante ter um planejamento estratégico e uma investigação profunda sobre as suas soft skills. A pergunta a ser feita é: quais delas permeiam todos os seus projetos?


A Camila Coutinho, por exemplo, é blogueira de moda, CEO de uma marca de produtos de beleza e responsável por um programa social de empreendedorismo feminino. São três projetos com enfoques muito distintos, mas que só foram possíveis de serem concretizados por conta das habilidades da Camila. Entre elas, boa comunicabilidade, espírito de liderança, criatividade, capacidade de negociação etc.


Todas essas competências, quando se convergem, tornam possível a criação de novos projetos, mesmo que sejam de segmentos diferentes. A grande questão é: você sabe quais são as suas soft skills?


Consciência no posicionamento


A Camila Coutinho tem clareza das suas habilidades e as usa em seu posicionamento de marca: uma empreendedora ligada nas tendências, com muito conhecimento de mercado e consciente de seu impacto no mundo. Sempre que ela aparece, independente sobre qual projeto irá falar, Camila Coutinho se posiciona dessa maneira. Ou seja, suas ações comprovam a imagem que ela deseja passar.


Percebe que é um posicionamento de Marca Pessoal muito bem costurado? Para fazer isso é preciso bastante planejamento. E antes de olhar para todos os projetos que você deseja concretizar, sugiro um olhar para dentro. É importante ser capaz de reconhecer e desenvolver suas soft skills, afinal, são elas que vão determinar o sucesso das suas empreitadas. A partir disso, é possível criar planos, estratégias, priorizar ações e, eventualmente, ir em busca do que ainda falta.


Fazer esse exercício de autoconhecimento é fundamental. Em muitas das consultorias que faço, os mentorados descobrem habilidades que estavam adormecidas e que são peças-chave para seus projetos. Em outros casos, novos projetos surgiram ao longo do processo, que faziam mais sentido com os objetivos da pessoa. É uma descoberta. E quem está disposto a se aventurar por esse caminho, chega muito mais longe.


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page