top of page
  • Foto do escritorCamila de Aguiar

Autoconhecimento: um dos pilares do Branding Pessoal

Atualizado: 16 de ago. de 2023


Desenvolver uma Marca Pessoal consistente e coerente não é algo que acontece da noite para o dia. Envolve criar estratégias para que você possa expressar sua essência de acordo com seus objetivos profissionais e pessoais e, também, segundo o que você acredita. É por isso que falamos que o Branding Pessoal é um caminho de autoconhecimento. Explico!

Camila de Aguiar - Branding Pessoal

Como eu me vejo?

Todo mundo tem alguma noção sobre seus próprios gostos, metas, qualidades, competências, dificuldades e vulnerabilidades. Embora saibamos, nem sempre temos verdadeira consciência da profundidade disso tudo em nossas vidas e, o que é muito comum, não somos precisos nessa avaliação.

Quantas pessoas você conhece que são críticas demais em relação a si mesmas? Ou que negam as próprias falhas? São pessoas que não atingem todo o seu potencial por não se conhecerem.

Ao trilhar um caminho de autoconhecimento, você é capaz de ver com clareza pontos importantes da sua individualidade. Reconhece os porquês de determinadas atitudes que você toma e desenvolve inteligência emocional para controlá-las quando necessário. Descobre competências que você ignorava e entende como usá-las para atingir seus objetivos.

O autoconhecimento impacta na maneira como você interage e reage ao mundo. Mais do que isso, também influencia como as pessoas ao seu redor percebem a sua personalidade.


Como os outros me veem?

Por exemplo: imagine uma pessoa lida pelos outros como alguém com pouca expertise. Essa leitura pode afetar sua trajetória profissional, dificultando sua ascensão na carreira. Mas, na realidade, ela é uma profissional, com muito conhecimento — só é um pouco tímida.

O Branding Pessoal traz à luz essas questões, ao utilizar mecanismos como feedbacks, exercícios e pesquisas para identificar como os outros te enxergam. A partir disso, descobrimos se essas impressões se conectam ou não a quem você é e criamos estratégias para que você se posicione de acordo com o que deseja.

Ao trabalhar a Marca Pessoal dessa pessoa que citei acima, criamos um direcionamento para guiar suas ações no dia a dia, para expressar sua expertise.


Assim, alguém que era reconhecido com pouca experiência passou a tomar ações concretas para mostrar o contrário, como criar conteúdo online sobre sua área de atuação e a exibir suas competências ao falar com os colegas do trabalho.


Perceba que ela não deixou de ser quem é: ela continua discreta, mas encontrou maneiras de minimizar a timidez e transmitir seu conhecimento.

Sempre falamos que o Branding Pessoal é um processo que visa amplificar suas fortalezas e diminuir as fraquezas. Mas, para chegar a esse resultado, é imprescindível estar disposto a viver uma experiência investigativa de si.


Uma autodescoberta, que promete resultados fortes e promissores.

11 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page