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  • Foto do escritorCamila de Aguiar

Competências: quais devem ser mostradas no LinkedIn?

Atualizado: 21 de jun. de 2023

Um recente artigo publicado no Psychology and Education Journal mapeou quais são as habilidades que mais pesam para os recrutadores na hora do processo de busca de candidatos online.


Foram analisadas três áreas de competências: profissionais, gerenciais e pessoais.

Na média geral, as competências PROFISSIONAIS e PESSOAIS foram mais importantes do que as gerenciais para os recrutadores.

Mas quanto maior o nível de escolaridade do recrutador, mais importância era dada às três áreas conjuntamente. A síntese dos resultados você confere abaixo.


Quais competências mostrar no LinkedIn:


Competências profissionais: COMUNICAÇÃO

Seguida da capacidade de aplicar conhecimentos, pensamento lógico, proficiência em informática, habilidades de pesquisa e análise crítica.


Competência gerenciais: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Seguida de liderança, planejamento e organização, trabalho em equipe e habilidades de apresentação.


Competências pessoais: ENTUSIASMO

Seguido de autoconfiança, independência, criatividade, automotivação e maturidade.


O que fazer?

Sabendo quais são as competências mais desejadas, fica a pergunta: como fazer com que isso apareça em meu LinkedIn?


Para cada um dos itens apontados, trouxe algumas ideias para você colocá-los em prática no seu perfil.


Comunicação

Sendo a mais importante das competências, é necessário que você mostre suas habilidades em comunicação desde o primeiro olhar. E isso acontece já na sua foto de perfil! Sua imagem também comunica: é o que chamamos de comunicação não-verbal.


Então faça uma autoanálise, percebendo se: 1) todos os itens do seu perfil do LinkedIn estão preenchidos, da foto de capa até as experiências profissionais; 2) o que está escrito realmente comunica o que você deseja transparecer para os outros.


Resolução de problemas

Eu aposto que na sua vida profissional você precisa vencer desafios diariamente.


Por isso, compartilhe suas vitórias e aprendizados a partir de posts e artigos no LinkedIn! Assim, seus clientes, recrutadores ou chefes vão saber que resolução de problemas é, de fato, uma competência que você tem desenvolvido.


Entusiasmo

Entusiasmo está diretamente relacionado à proatividade. Quando estamos entusiasmados, tendemos a ir mais longe. E seus clientes, chefes ou recrutadores sabem disso.


Para transparecer entusiasmo, aposte na publicação de coisas bacanas que acontecem no seu cotidiano. Uma meta alcançada, um novo projeto em andamento, uma conquista. O que move você? Qual é a sua paixão no trabalho? Isso precisa estar visível no seu LinkedIn.


Use e abuse do Branding Pessoal

Tudo isso só pode ser colocado em prática de forma efetiva quando você entende que está lidando com sua Marca Pessoal. E que ela só será construída de forma sólida caso haja planejamento. É isso que chamamos de Branding Pessoal: uma estratégia voltada para empresas e pessoas que desejam, a partir da valorização de suas competências, alcançar objetivos profissionais.


Quer saber mais? Confira o artigo “O futuro do CV chama-se Marca Pessoal”.

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