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Foto do escritorCamila de Aguiar

Pesquisei meu nome no Google. O que deveria aparecer ali?

Atualizado: 13 de jul. de 2023

Você já pesquisou seu nome no Google para checar qual conteúdo aparece por lá? Se você ainda não pesquisou, deveria! Esta é a primeira e mais básica maneira de gerenciar a sua reputação online.

Pesquise com aspas, para ver um resultado mais específico, e sem aspas, para verificar os conteúdos mais genéricos. Depois disso, reflita: qual tipo de conteúdo foi possível encontrar sobre você?

Pensando em Branding Digital, é importante ser possível encontrar pelo menos três tipos de conteúdo. São eles:


a) Seus contatos

Se você tem um escritório, por exemplo, garanta que seu negócio tenha informações cadastradas (e atualizadas) no Google, para aparecer na barra lateral direita do navegador. Caso você seja um profissional autônomo, garanta que os primeiros links que aparecem no Google contenham informações de contato, como E-mail e telefone. Esse espaço pode ser seu website, seu Instagram ou LinkedIn, por exemplo. O importante é garantir que qualquer pessoa que esteja atrás de você, vai conseguir contatá-lo.


b) Conteúdo publicado por você

Não basta apenas saber como entrar em contato: quem pesquisa seu nome também deve acessar informações que mostrem quem você é. Por isso o marketing de conteúdo é tão importante para a comunicação da sua Marca Pessoal.

Quando falamos sobre Google, precisamos pensar em conteúdos que podem ser indexados pela plataforma. E nisso há uma prioridade de certos tipos de publicações. Blogposts, que permitem aplicar técnicas de SEO, bem como artigos do LinkedIn, costumam ser facilmente indexados pelo Google. Diferentemente de publicações no Instagram, por exemplo, rede social com um volume maior de informação, que demanda muito mais trabalho dos algoritmos.

Assim, a dica é: tenha um blog, um Medium e/ou use e abuse do LinkedIn para criar conteúdo relevante, que possa ajudar a mostrar para o seu público quem você é e qual é o seu trabalho.


c) Conteúdo sobre você publicado por outras pessoas

O objetivo final de um trabalho de Branding é impactar a sua reputação, fazendo com que você seja conhecido e reconhecido. Em termos práticos, isso significa fazer com que as pessoas falem sobre você — e falem bem!

Se você fez um bom trabalho de Branding, o próximo passo é investir na comunicação tanto a partir do marketing de conteúdo quanto a partir de contato com a imprensa e parcerias. Você fez algum projeto legal? Tente emplacar uma nota em algum portal. Conhece algum colega de uma área correlata? Trabalhem em um conteúdo juntos, de forma que o site dele possa redirecionar para o seu.


  • Informações de contato possibilitam a conexão entre você e seu público.

  • Conteúdos publicados por você tornam sua Marca mais tangível para o público.

  • Conteúdos sobre você publicados por outra pessoa trazem credibilidade sobre sua Marca.


E você, o que encontra quando pesquisa seu nome no Google? 👇
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