top of page
  • Foto do escritorCamila de Aguiar

Gig Mindset: o que é?

Gig Mindset é um termo derivado de “Gig Economy”, que se refere à economia sob demanda. O foco desse modelo econômico está no trabalho do tipo autônomo ou freelancer.

O Gig Mindset se refere a um perfil de trabalhador assalariado que é mais independente da hierarquia da empresa: toma a iniciativa, se autogerencia e está sempre disposto a compartilhar conhecimento.

A mentalidade Gig é uma tendência entre recrutadores de grandes empresas. O comportamento desses profissionais é “contagioso”, capaz de ser replicado pela equipe, facilitando a troca de experiências e promovendo a autonomia entre todos os colaboradores.


É possível elencar 7 características de um Gig Mindset:

  1. Experimentação: acredita que o erro também ensina e fala dos seus fracassos com a mesma honestidade que fala dos acertos.

  2. Liderança flexível e disruptiva: forma equipes não tradicionais, com colaboradores de diferentes áreas e setores.

  3. Ignorância sábia: sempre pede sugestões para os colegas antes de tomar decisões importantes, mesmo quando já tem uma boa solução.

  4. Autonomia no trabalho: não espera ordens para fazer o que precisa ser feito ou mudar algo que não funciona como deveria.

  5. Questiona o que está posto e busca aprimorar processos: está sempre disposto a buscar formas de otimizar o trabalho e aumentar a sua produtividade e da equipe.

  6. Cultiva bons relacionamentos em todas as áreas da empresa: consegue articular diferentes setores e áreas de conhecimento.

  7. Aprendizado contínuo: busca desenvolver suas habilidades e manter-se sempre atualizado sobre as tendências do mercado.

Na economia sob demanda, assim como no livre mercado, ter uma Marca Pessoal é essencial para se destacar e conseguir boas oportunidades de negócio. A tendência do Gig Mindset é mais uma prova disso. O comportamento descrito pelo conceito de Gig Mindset é o mesmo de um profissional com Marca Pessoal forte.


O Branding Pessoal é uma ferramenta polivalente e alinhada às tendências de mercado. A ferramenta ajuda a promover o autoconhecimento e identificar os pontos fortes do profissional. Assim, é possível fazer um recorte das características e habilidades que melhor representam o profissional.


Quem tem uma Marca Pessoal forte tem claro seu propósito e está engajado em alcançar os melhores resultados.


5 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page