O significado de ser bem sucedido profissionalmente varia para cada pessoa, de acordo com seus sonhos e realidade. É comum ouvir nas consultorias pessoas em busca de novas — e melhores — oportunidades de trabalho, que querem ser promovidas ou reconhecidas pelo mercado. Mas para alcançar esses objetivos, é imprescindível construir uma Marca Pessoal forte e que esteja relacionada à percepção de autoridade que seu público-alvo tem sobre você.
Quem não é visto não é lembrado
A autoridade no Branding Pessoal é um conceito simples: que o público reconheça seus conhecimentos e habilidades a ponto de você ser considerado uma referência em seu entorno. Mas esse não é um processo que acontece espontaneamente. Para que sua autoridade seja validada, é preciso que ela seja exibida.
É importante frisar que a autoridade não tem a ver com quem tem mais diplomas ou o currículo mais longo. A percepção de autoridade está relacionada à capacidade de se posicionar para comunicar sua expertise.
Ainda em dúvida da importância da autoridade? Pense neste exemplo: você deseja uma promoção, mas seu superior não conhece suas habilidades. Há o risco de até duvidar da sua competência, uma vez que ela não é percebida. Você tem as habilidades necessárias para o cargo, mas não tem autoridade suficiente para que os tomadores de decisão as enxerguem.
Quanto mais a sua autoridade é trabalhada, maior é a confiança que seus clientes, pares e/ou superiores terão em você. E isso se converte em oportunidades. Ao mostrar para o mundo aquilo em que você é bom, você abre portas para gerar mais negócios, atrair mais clientes e se tornar líder de um setor.
Como ser autoridade?
Desenvolvendo sua Marca Pessoal. Isso porque não existe fórmula. Cada pessoa é única, com objetivos, competências e dificuldades diferentes. Usamos essas características individuais para traçarmos estratégias que reforcem as habilidades e minimizem as fraquezas. Sempre considerando o que faz sentido para cada pessoa.
Embora não seja possível dar um “passo a passo” para construir autoridade, há algumas dicas. A primeira delas é identificar o que te move. O que você deseja conquistar profissionalmente? Com essa resposta, vamos criar oportunidades de posicionamento para mostrar suas habilidades. Aqui, há um leque de possibilidades: criar conteúdo para redes sociais, desenvolver mentorias ou realizar palestras em sua empresa, por exemplo.
E lembre-se: é um trabalho contínuo. Sua autoridade precisa ser reforçada e exercitada. Caso contrário, as pessoas podem esquecer.
Quer saber mais sobre esse tema? Vem conversar comigo que eu te ajudo! Clique aqui para iniciar sua jornada rumo ao reconhecimento do mercado.
Comments