top of page
  • Foto do escritorCamila de Aguiar

Ser autoridade tem a ver com sucesso profissional?

O significado de ser bem sucedido profissionalmente varia para cada pessoa, de acordo com seus sonhos e realidade. É comum ouvir nas consultorias pessoas em busca de novas — e melhores — oportunidades de trabalho, que querem ser promovidas ou reconhecidas pelo mercado. Mas para alcançar esses objetivos, é imprescindível construir uma Marca Pessoal forte e que esteja relacionada à percepção de autoridade que seu público-alvo tem sobre você.


Quem não é visto não é lembrado


A autoridade no Branding Pessoal é um conceito simples: que o público reconheça seus conhecimentos e habilidades a ponto de você ser considerado uma referência em seu entorno. Mas esse não é um processo que acontece espontaneamente. Para que sua autoridade seja validada, é preciso que ela seja exibida.


É importante frisar que a autoridade não tem a ver com quem tem mais diplomas ou o currículo mais longo. A percepção de autoridade está relacionada à capacidade de se posicionar para comunicar sua expertise.


Ainda em dúvida da importância da autoridade? Pense neste exemplo: você deseja uma promoção, mas seu superior não conhece suas habilidades. Há o risco de até duvidar da sua competência, uma vez que ela não é percebida. Você tem as habilidades necessárias para o cargo, mas não tem autoridade suficiente para que os tomadores de decisão as enxerguem.


Quanto mais a sua autoridade é trabalhada, maior é a confiança que seus clientes, pares e/ou superiores terão em você. E isso se converte em oportunidades. Ao mostrar para o mundo aquilo em que você é bom, você abre portas para gerar mais negócios, atrair mais clientes e se tornar líder de um setor.


Como ser autoridade?


Desenvolvendo sua Marca Pessoal. Isso porque não existe fórmula. Cada pessoa é única, com objetivos, competências e dificuldades diferentes. Usamos essas características individuais para traçarmos estratégias que reforcem as habilidades e minimizem as fraquezas. Sempre considerando o que faz sentido para cada pessoa.


Embora não seja possível dar um “passo a passo” para construir autoridade, há algumas dicas. A primeira delas é identificar o que te move. O que você deseja conquistar profissionalmente? Com essa resposta, vamos criar oportunidades de posicionamento para mostrar suas habilidades. Aqui, há um leque de possibilidades: criar conteúdo para redes sociais, desenvolver mentorias ou realizar palestras em sua empresa, por exemplo.


E lembre-se: é um trabalho contínuo. Sua autoridade precisa ser reforçada e exercitada. Caso contrário, as pessoas podem esquecer.


Quer saber mais sobre esse tema? Vem conversar comigo que eu te ajudo! Clique aqui para iniciar sua jornada rumo ao reconhecimento do mercado.

5 visualizações0 comentário
bottom of page